Faculdade Paranaense | FACCAR. Ensino Superior é Faculdade Paranaense

Curta a Página da FACCAR no Facebook Siga a FACCAR no Twitter Adicione o Perfil da FACCAR no Google+

Voltar para Página Anterior

Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Duração do Curso: 03 anos (mínimo) | 05 anos (máximo).

Período das Aulas: Noturno

Grau Outorgado: Tecnólogo

 

Apresentação

Os Sistemas de Informação podem ser definidos como uma combinação de recursos humanos e computacionais que inter-relacionam a coleta, processamento, armazenamento, recuperação, distribuição e o uso de informações com o objetivo de eficiência gerencial (planejamento, controle, comunicação e tomada de decisão), nas organizações.

 

Assim, os Sistemas de Informação são mais conhecidos pelos benefícios que trazem para a gestão dos negócios em que se tenta eliminar os desperdícios, as tarefas demasiadamente repetitivas, de maneira a melhorar o controle dos custos, a qualidade do produto ou serviço, maximizando os benefícios alcançados com a utilização da tecnologia da informação.

 

Ciente disso, a Faculdade Paranaense definiu como principal objetivo do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, formar profissionais de nível superior capazes de usar de maneira eficaz e racional os recursos da tecnologia da informação no desenvolvimento de sistemas com qualidade.

 

O grande diferencial do curso é a formação específica, pois atendem profissionais que já atuam no mercado e querem se atualizar na área da tecnologia da informação e também pessoas que almejam formação rápida. Isso é possível graças a sua carga horária (apenas 3 anos) e a grande flexibilidade curricular, pois os cursos são atualizados de acordo com as tendências tecnológicas, demandas profissionais regionais etc. Além disso, o profissional graduado como Tecnólogo pode dar continuidade nos estudos, ingressando em cursos de especialização (Lato sensu), mestrado e doutorado (Stricto sensu).

 

O mercado de trabalho está em franca expansão, pois a partir das últimas décadas a região tem se desenvolvido de forma intensa na área de tecnologia, graças a incentivos fiscais, implantação de parque tecnológico, arranjo produtivo local de empresas de tecnologia e também da chegada de novas empresas de desenvolvimento e fábricas de software.

 

As oportunidades não faltam, prova disso é o número de alunos que já iniciam o estágio remunerado na área, antes mesmo de completar o primeiro ano do curso.

 

Outra opção para o tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas é empreender, constituindo empresas de tecnologia ou até mesmo atuando como autônomo na área de suporte técnico e serviços.

 

De modo geral, o profissional egresso do curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas poderá realizar as seguintes competências: Analisar, projetar, desenvolver, implementar, manter e aperfeiçoar os sistemas de informação, de acordo com as necessidades da empresa; Identificar problemas de informação, conceber a solução visando atingir os objetivos organizacionais; Gerenciar equipes de desenvolvimento de software e de centros de tecnologia da informação; Adaptar e aprimorar pacotes de softwares às necessidades específicas da empresa; Configurar e administrar redes de computadores e seus serviços; Configurar e administrar sistemas gerenciadores de banco de dados; Especificar regras de segurança de acesso a dados e sistemas; Prestar suporte técnico a usuários; Prestar consultoria nas diversas subáreas da informática; Definir e implementar critérios de qualidade para os sistemas de informação.

 

O profissional formado no curso estará apto para exercer, as seguintes ocupações: Administrador de banco de dados; Administrador de redes; Administrador de sistemas operacionais; Administrador em segurança da informação; Analista de desenvolvimento de sistemas; Programador de internet; Programador de sistemas de informação.

Mais informações

Calendário Acadêmico Corpo Docente do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Grade Curricular do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Fale Conosco

 

Situação Legal: Renovação de Reconhecimento pela Portaria nº 1069 de 31/03/2005

Rua Dom Pedro II, 400 | Jardim Horácio Cabral | CEP: 86604-160 | Rolândia / PR - Fone/Fax: 43 3255-8500.
Saiba o Horário de Atendimento da FACCAR

© 2006 - 2017 - Todos os direitos Reservados.
Faculdade Paranaense - FACCAR
Rua Dom Pedro II, 400 Rolândia, PR 86604-160