Faculdade Paranaense | FACCAR. Ensino Superior é Faculdade Paranaense

Curta a Página da FACCAR no Facebook Siga a FACCAR no Twitter Adicione o Perfil da FACCAR no Google+

Voltar para Página Anterior

Livro “Exploradores de Caverna” será tema de Júri simulado

Adicionado em Ter, 06 de Novembro de 2007 21:00

Com o objetivo de diversificar a avaliação do último bimestre de Filosofia Geral e Jurídica, o professor Anderson Azevedo, do Curso de Direito da Faculdade Paranaense – Faccar, lançou um projeto no 1o ano de Direito, que foi bem recebido pela turma. Os alunos vão organizar um Tribunal para Julgamento dos "Exploradores de Caverna", observando o roteiro do próprio livro.

A idéia é que, em grupos, os acadêmicos apresentem as 4 teses lançadas por Lon Fuller, em sua obra, contrapondo o juspositivismo (teses acusatórias) com o jusnaturalismo (teses absolutórias). Lá, as teses foram apresentadas por juízes. Aqui, a idéia é adaptá-la para acusação e defesa. Na obra de ficção um grupo de exploradores de caverna acaba “preso” na caverna por conta de um soterramento do acesso à caverna. Após dias de espera pelo resgate um dos membros da expedição propõe a execução de um dos colegas, para que sirva como alimento para o grupo.

O debate será precedido de um relatório expositivo do caso (parte introdutória do livro), em power point, com narração dos alunos. Depois defesa e acusação se intercalam, observando a ordem do livro.

Por último, um conselho de sentença formado por 11 alunos (jurados) vai decidir, com base nos argumentos apresentados (e não com base na conclusão da obra) sobre o destino dos exploradores.O evento acontece no dia 22 de novembro, no anfiteatro da Faccar, às 19:30 horas. Os interessados podem assistir gratuitamente a exposição dos alunos.

Rua Dom Pedro II, 400 | Jardim Horácio Cabral | CEP: 86604-160 | Rolândia / PR - Fone/Fax: 43 3255-8500.
Saiba o Horário de Atendimento da FACCAR

© 2006 - 2019 - Todos os direitos Reservados.
Faculdade Paranaense - FACCAR
Rua Dom Pedro II, 400 Rolândia, PR 86604-160