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Resumo sobre o PDI e PPI

PDI

Este Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) foi elaborado para atender o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), conforme disposto pela Lei 10.861 de 14/4/2004 e Portaria INEP nº 31 de 17/2/2005.

 

Participaram da sua elaboração os diversos representantes da comunidade acadêmica – professores, estudantes, dirigentes e coordenadores de curso – que tiveram como propósito evoluir da melhor maneira possível a opinião institucional. Focado essencialmente para a gestão da qualidade, o PDI, durante sua elaboração, contou não só com a participação da comunidade interna, mas também com representantes da sociedade – Prefeitura Municipal de Rolândia e Associação Comercial e Industrial de Rolândia – que contribuíram com sugestões para o fortalecimento da integração Faculdade Paranaense e sociedade.

 

A elaboração deu-se inicialmente com a participação dos diferentes atores através de encontros onde se realizou uma exposição das finalidades e como os parceiros poderiam contribuir. Também, a partir da experiência vivenciada, críticas recebidas e contribuições da Comissão Externa de Avaliação Institucional referente ao PDI inicial elaborado para vigência a partir de 2010. Durante todo esse período o PDI foi readequado através de várias coletas de opiniões da comunidade acadêmica. Após coletadas as contribuições e reunidas em documento preliminar, foi encaminhado ao Conselho Superior para apreciação, ajustes e aprovação. É de conhecimento dos participantes que o Plano poderá receber adequações durante sua vigência para melhor compatibilizar recursos e ações voltados para a melhoria do ensino.

 

O atual PDI, para a gestão 2016-2020, define a forma mais adequada para assegurar a governabilidade e garantir a otimização dos meios na execução dos serviços típicos. Na sua essência, o plano busca sustentar a Instituição na capacidade de resposta aos novos e crescentes desafios da qualidade, tomando como desafio as exigêntes mudanças do mercado que envolve a região, torná-la mais eficiente e transparente à sociedade e incorporar técnicas de gestão e recursos pedagógicos atualizados que permitam flexibilidade e aumentar o interesse e a motivação dos atores nela envolvidos. O objetivo deste PDI é, então, apontar o futuro que a Faculdade Paranaense almeja construir.

 

Assim, para contemplar as dimensões de avaliação conforme diretrizes do Ministério da Educação, o conteúdo deste Plano estrutura-se na descrição organizacional da Faculdade Paranaense e suas atividades em desenvolvimento (Perfil Institucional, Planejamento e Gestão Institucional, Organização Acadêmica e Administrativa, Graduação, Infraestrutura Física e Acadêmica, Aspectos Financeiros e Orçamentários e Avaliação Institucional) e metas e ações a serem empreendidas no período 2016-2020.

 

A Faculdade Paranaense continua enfrentar internamente o necessário ajustamento organizacional nos recursos físicos, humanos e materiais para atender a demanda nas áreas acadêmica e administrativa. Para sustentar o investimento, a Instituição orientou-se pelo controle de recursos e arranjos para viabilizar, com qualidade, as atividades primárias de forma racionalizada. Os reflexos destas mudanças são percebidos ainda no presente.

 

Diante do exposto, salienta-se que este PDI focaliza, nesta gestão 2016 a 2020, o ajuste organizacional e o fortalecimento das ações e recursos necessários à melhoria da qualidade dos serviços de ensino na graduação. Definiu-se antecipadamente que as ações elaboradas consideram a compatibilidade de execução e o investimento estritamente necessário. Há esperança de que estas ações possam converter-se em benefícios evidentes para a Instituição, comunidade acadêmica e sociedade de uma forma geral.

PPI

Este Projeto Pedagógico Institucional (PPI) foi elaborado com a perspectiva de que o processo educativo perpassa de uma simples qualificação pessoal para extrapolar a formação da cidadania e do exercício profissional contemporâneo, subsidiado, na sua plena atuação, por valores relacionados com a experiência científica, cultural, filosófica, ética, social e política. Buscando harmonizar este pensamento, e também por considerar que a Faculdade Paranaense tem sido referência regional no ensino, apresentamos à comunidade acadêmica o Projeto Pedagógico Institucional para a gestão 2016-2020.

 

Participaram da sua elaboração representantes de professores, estudantes, dirigentes, coordenadores de curso e comunidade externa. Focado essencialmente para a gestão da qualidade, o PPI objetiva propor e acompanhar os anseios da comunidade acadêmica da FACCAR no estabelecimento de prioridades e compromisso institucional. Este projeto, iniciado para atender às orientações da Lei n.º 10.861, de 14 de abril de 2004, tomado como referência para a ação executiva da FACCAR, é entendido como o elo de integração entre Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

 

O PPI incorpora a experiência cotidiana da Faculdade Paranaense que, enquanto proposta, em face da evolução dos acontecimentos nos serviços de ensino, durante a sua vigência, poderá incorporar contribuições para melhor compatibilizar os recursos e ações voltadas para o aperfeiçoamento do processo de ensino/aprendizagem.

 

Assim, o conteúdo deste PPI estrutura-se na descrição histórica da FACCAR, Perfil dos Estudantes e Egressos, Visão e Missão Institucional, seus Cursos de Graduação, Instituição e Educação Superior, Referencial e Direção Pedagógica e Ações Pedagógicas. A sua existência não encerra durante a vigência formas de debate e reflexão coletiva para aprimorar o conteúdo e divulgação, inclusive nas páginas web da Instituição, devem ser práticas constantes.

 

A IES que conseguir identificar tendências e possibilidades de inflexões no processo de desenvolvimento da educação apresenta maior chance para a qualidade e competição, presentes e intensas em todos os ambientes. A FACCAR, ciente da competição na região, nos cursos que oferece, antecipa seus rumos para adequar sua estrutura organizacional, fortalecer seus recursos decorrentes da implementação de seus planos pedagógicos, melhorar o relacionamento entre seus atores e construir padrões de referência como forma de sustentar o planejamento e evoluir na qualidade dos serviços de ensino.

 

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