Faculdade Paranaense | FACCAR. Ensino Superior é Faculdade Paranaense

Curta a Página da FACCAR no Facebook Siga a FACCAR no Twitter Adicione o Perfil da FACCAR no Google+

Voltar para Página Anterior

VI Empreend-Marketing - 2015

Empreend-Marketing 2015 - A importância do empreendedorismo no desenvolvimento pessoal e organizacional e as téncias de marketing como estratégia de ação para os empreendedores

 

Mais uma vez, estamos próximos do tão esperado evento de Empreendedorismo e Marketing da Faculdade Paranaense - FACCAR, o EMPREEND-MARKETING 2015. Como sempre teremos jovens empreendedores que se lançam ao desafio de startar um negócio.

 

Nesta 6ª. edição da feira, os alunos vão mostrar seus empreendimentos e os produtos e serviços com todo o conhecimento adquirido ao longo do curso.
Mas ao se indagar o que é ser empreendedor, muitas respostas e conceitos diferentes podem aparecer, porém, ser empreendedor é sobretudo uma atitude, mais do que qualquer outra coisa. É a atitude para explorar novas oportunidades, para assumir riscos de forma calculada e criar coisas novas.

 

E na atualidade, com todas as mudanças que estão ocorrendo, tanto no planeta, como nos hábitos e na vida cotidiana das pessoas, hoje precisamos desta atitude em vários níveis: a) Nível Individual - porque o empreendedorismo é uma via eficaz para a auto realização e felicidade; b) Nível Organizacional - porque as empresas precisam de uma cultura de empreendedorismo para sobreviver (no dia em que uma empresa achar que está segura na sua velocidade de cruzeiro, torna-se um alvo perfeito para a concorrência); e por fim, c) Nível da Sociedade - porque o Empreendedorismo já provou ser uma poderosa solução para os problemas que os governantes não conseguem resolver, principalmente no Brasil.

 

Charles Darwin mostrou com seus estudos que só evolui quem se adapta melhor as condições ambientais. No mundo dos negócios isso é totalmente aplicável, pois não é o mais forte que quebra o mais fraco é sim o que mais se adapta, sendo criativo e inovador. As start-up de tecnologia são uma prova disso.

 

Numa famosa citação, George Bernard Shaw (Escritor Irlandês, ganhador do Prêmio Nobel de literatura em 1925) afirmou que "O homem lúcido adapta-se ao mundo; o homem errante persiste em tentar adaptar o mundo a si próprio". Thomas Edison realizou várias tentativas para inventar a lâmpada. Porém, para alguns pode ter sido visto como erros, mas com sua persistência acertou, e hoje temos toda uma evolução após o seu invento. Portanto, todo o progresso depende do "homem errante". O empreendedor vê oportunidades, sob a forma de necessidades insatisfeitas, onde muitas vezes os outros não conseguem ver e procura desenvolver uma maneira de satisfazer essas necessidades. A atitude deste "homem errante" pode ser caracterizada a três níveis:

  1. É uma reação do empreendedor para com o mundo, um sentimento que as coisas podem sempre ser melhoradas;
  2. É "pensar fora da caixa", procurando soluções diferentes das usuais, analisando os problemas por outra perspectiva, usando recursos que são menos comuns, cruzando criativamente diferentes saberes e experiências adquiridas, e desafiando os pressupostos e paradigmas existentes;
  3. É ser pragmático em relação aos resultados, não se conformando com nada menos do que o melhor possível, gastando o mínimo de recursos com o máximo impacto.

 

Ter a atitude empreendedora no desenvolvimento pessoal é importante, embora implique remar contra a corrente. A maioria das pessoas vê as suas vidas com várias limitações e geralmente agarra a primeira oportunidade que lhes é oferecida, procurando não desafiar muito as suas capacidades, e com este perfil geralmente essas pessoas serão as comandadas, por não terem habilidades de liderança e pouca criatividade. O empreendedor, pelo contrário, conhece a si próprio e sabe como pode auto desenvolver-se. Constantemente reavalia as suas capacidades e luta por melhorar continuamente a sua vida.

 

Foi o que fez Jeff Bezos, fundador da Amazon, quando decidiu abandonar um bom emprego na banca de investimento em Wall Street para criar a maior empresa de e-commerce de todos os tempos a partir da sua garagem. Não tinha quaisquer garantias de que o seu projeto seria bem sucedido; ainda assim, e apesar das ameaças de livrarias gigantes como a Barnes & Noble entre outras, Jeff Bezos persiste até os dias de hoje como um "homem errante", que busca desenvolver o seu negócio para levar o seu projeto empreendedor avante.

 

O desenvolvimento das sociedades também exige este tipo de atitude empreendedora. Ser capaz de manter uma atitude empreendedora, permite-nos olhar para as coisas não como elas são, mas como poderiam ser. Se realmente quiséssemos muitos problemas que pareciam à primeira vista intransponíveis, seja por falta de financiamento ou de infra-estruturas - ou talvez por falta de qualquer outro recurso, ou por qualquer outro motivo ou razões – seriam resolvidos com soluções inovadoras e criativas.

 

Olhar para os problemas com uma atitude empreendedora é apenas o ponto de partida, pois ainda será necessário enfrentar o mercado. É quando o Marketing entra para dar uma visão ampliada ao empreendedor e ao seu negócio.

 

Pode-se considerar, numa primeira análise, que o Marketing oferece muitas contribuições no estudo do Empreendedorismo - assim como o Empreendedorismo pode enxergar no Marketing uma função crucial para alinhar criatividade e inovação, dois fatores essenciais ao Empreendedorismo.

 

Então, após essa atitude corajosa de empreender um negócio, agora são necessários conhecimentos de mercado que são aprendidos com as técnicas de Marketing. E como já é sabido, o empreendedor de sucesso é aquele que usa as estratégias e todos os aspectos que o marketing e a comunicação podem oferecer para interferir e influenciar sobre a realidade, de tal forma que se ampliem as chances de realizar os seus projetos e de assegurar as condições de crescimento de seu empreendimento/negócio.

 

É neste contexto, que as técnicas e conceitos de Marketing aprendidas envolvem tanto os aspectos estratégicos, quanto a mobilização de recursos e a definição do tipo de comunicação e dos meios para sua transmissão. Assim, percebe-se que, para os empreendedores, o Marketing deve abraçar muito mais do que apenas publicidade ou propaganda, que por sinal são muito importantes, porém, umas das técnicas aprendidas no final, após os vários outros conceitos que seguem a linha dos 4P's - PRODUTO, PREÇO, PRAÇA/ DISTRIBUIÇÃO e aí sim PROMOÇÃO/COMUNICAÇÃO.

 

E desta forma, o EMPREEND-MARKETING tem o objetivo de propiciar aos alunos do curso de administração da FACCAR, conhecimentos aprendidos em sala de aula e como tudo isso é colocado em prática ao realizarem a feira, sendo empreendedores e em breve futuros profissionais de mercado.

 

Não deixe de participar e prestigiar a 6ª. edição do EMPREEND-MARKETING 2015. A feira vai ser um sucesso e com certeza deverá superar a edição anterior, como já vem ocorrendo a cada edição.

 

 

Veja Mais

Veja Mais:

- Cartaz de Divulgação

 

Empresas Participantes

 

logo-ap-odontologia logo-arena-korpuslogo-cake-n-pot logo-cantinho-da-tapioca logo-choco-frutas logo-click-studio logo-hortifruti-elshadai logo-la-beaute logo-magia-de-chocolate logo-mais-vida logo-orange-girls logo-plus-size-atelie logo-pro-lub logo-snooker logo-star-bella logo-suco-de-fruta

Rua Dom Pedro II, 400 | Jardim Horácio Cabral | CEP: 86604-160 | Rolândia / PR - Fone/Fax: 43 3255-8500.
Saiba o Horário de Atendimento da FACCAR

© 2006 - 2019 - Todos os direitos Reservados.
Faculdade Paranaense - FACCAR
Rua Dom Pedro II, 400 Rolândia, PR 86604-160