Faculdade Paranaense | FACCAR. Ensino Superior é Faculdade Paranaense

Curta a Página da FACCAR no Facebook Siga a FACCAR no Twitter Adicione o Perfil da FACCAR no Google+

Voltar para Página Anterior

X Empreend-Marketing - 2019

 

Após passar dez anos do projeto da feira EMPREEND-MARKETING, pode-se perceber que a cada ano que passou os alunos envolvidos no projeto num primeiro momento se sentiam com medo e alguns até contrários a participar, mas ao término do evento percebem o quanto cresceram com o aprendizado deixado pela realização de cada etapa e de cada tarefa para se colocar a empresa de "pé", ou melhor, o stand onde é comercializado os produtos e serviços. Mas mesmo após 10 anos, e todo esse processo, sempre ainda fica a seguinte pergunta "o que é ser empreendedor?"’ E a resposta continua a ser que é algo não absoluto. Pois, a cada um dos empreendedores que decidem correr riscos e encarar novos desafios nessa área costuma ter uma definição própria e, às vezes, e apenas somente eles entendem. Afinal, o empreendedorismo é um estilo de vida onde as pessoas gostam de realizar sonhos.

 

Portanto, pode-se considerar que ser empreendedor é ser um sonhador.

 

A maioria esmagadora dos empreendedores pode ser dividida em duas categorias: "os que empreenderam por necessidade" e "os que empreenderam por que tiveram uma grande ideia". Curiosamente, a maioria acaba se enquadrando na primeira categoria, ou seja, por necessidade, especialmente quando observamos a situação econômica do Brasil e se analisarmos bem, até do mundo nos últimos anos.

 

O papel do empreendedor nos dias atuais é fundamental, tanto para a sociedade quanto para a economia e isso é bastante comprovado. O motivo desse papel ser cada vez mais relevante é o fato de que ele, o empreendedor, está mais inclinado a investir e correr risco, mesmo que tudo bem calculado.

 

A atividade do empreendedor nunca é algo que atinge apenas a ele. Todos os seus investimentos terão efeito na geração de riqueza na comunidade, na manutenção do emprego e da renda e claro, no crescimento econômico do meio onde se está inserido.

 

Mas é muito importante observar que, se optar por manter a forma de empreender seus projetos atuais da mesma maneira que fazia no passado, algumas das ideias vão acabar nem saindo do papel, pelo fato de já serem ultrapassadas e pouco viáveis. Se destaca isso para que fique bem claro o quanto é fundamental acompanhar a evolução do movimento do empreendedorismo no mundo, no Brasil e principalmente no segmento que se atua ou pretende atuar, visto que o mundo está mudando bem mais rápido do que mudava a cinco, dez anos atrás.

 

É só olhar para como as pessoas estão comprando hoje, como elas escolhem os produtos ou serviços que querem usar ou ainda quem ela costuma ouvir antes de tomar sua decisão. Este novo cliente também conhecido por "ZMOT" (Zero Moment) ou o cliente que antes de efetuar a compra tem um momento zero chamado de pesquisa para depois sim realizá-la. Não vai ser difícil perceber que entre hoje e dez anos atrás as coisas mudaram muito.

 

Hoje não é mais preciso marcar uma reunião com um cliente em um horário específico. Pode-se mandar uma mensagem informando sobre alguma atualização. Rápido e prático. Aliás, essas duas características não devem estar de fora de nenhuma etapa do processo de empreender.

 

As redes sociais, aplicativos para troca de mensagens e vídeos, enfim, a tecnologia mudou profundamente o empreendedorismo. Essa nova geração na qual todos nós estamos inseridos é ágil, e as respostas e soluções precisam acompanhar essa nova forma de viver desta nova geração.

 

Depois de tudo isso é possível resumir o que é ser empreendedor nos dias de hoje em três pontos fundamentais (além de ser sonhador, é claro!).

 

Ter um propósito, Ter ferramentas certas e Aprender a aprender.

 

Ter um propósito: Qualquer ideia que se possa ter, precisa ter um objetivo. Do contrário dificilmente conseguirá fazer com que ela avance. Pense no que se quer ao se tornar um empreendedor: ganhar mais dinheiro? resolver um problema da comunidade onde vive? realizar um sonho pessoal?

 

Não importa o que o leve a isso mas sim a razão que vai move-lo e sustentar todas as decisões a serem tomadas. Em outras palavras, encontre aquilo que vai te dar forças nos momentos de crise.

 

Ferramentas: Tanto no processo de idealizar o projeto quanto na sua execução prática é importante contar com o máximo de ferramentas. Investigue o que é possível aplicar logo de início (modelo de negócio, sistemas de gestão, softwares para otimizar o processo etc.) e use. Se optar por deixar de lado as ferramentas e canais que a tecnologia oferece, tipo redes sociais mais usadas, começará atrasado e dificilmente conseguirá se estabelecer de maneira sólida em comparação com outros que empreenderam na mesma área.

 

Aprender a aprender: Acima escrevi o quanto que o mundo de hoje é veloz! Pois bem, leve em consideração que vai precisar aprender sempre. As tecnologias mudam e por isso, aquilo que você aprendeu a usar há cinco anos talvez já esteja ultrapassado hoje. Via de regra é importante nunca se acomodar.

 

Enfim, o que é ser empreendedor nos dias atuais envolve especialmente esses pontos. Mas por outro lado, ser empreendedor nos dias atuais envolve muito mais coisas do que somente isso, e por esse motivo que aqui na FACCAR os acadêmicos já começam a aprender quais as melhores ferramentas, os melhores processos e colocam em prática estes pontos e todo conhecimento adquirido em sala no projeto do EMPREEND-MARKETING a 10 anos, ou seja, na FACCAR os futuros empreendedores já saem na frente ao se prepararem para atuar neste novo mercado.

 

É assim que os acadêmicos da FACCAR se tornaram os futuros empreendedores de sucesso, pois já vivenciam os obstáculos que aparecem no caminho e aprendem a lidar com eles sendo proativos, habilidosos e tendo uma atitude empreendedora que o mercado atual espera de um profissional de sucesso.

 

Venha participar desta edição especial de comemoração de 10 anos do EMPREEND-MARKETING 2019!

 

Empresas Participantes

degustare delicias da canastra deu fomesweet way temperare

 

Atrações Confirmadas

clara e fabio giovana inacio

orkeomai 

 

Rua Dom Pedro II, 400 | Jardim Horácio Cabral | CEP: 86604-160 | Rolândia / PR - Fone/Fax: 43 3255-8500.
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 13:00 as 17:00 e das 19:00 as 22:00 horas.

© 2006 - 2019 - Todos os direitos Reservados.
Faculdade Paranaense - FACCAR
Rua Dom Pedro II, 400 Rolândia, PR 86604-160