Faculdade Paranaense | FACCAR. Ensino Superior é Faculdade Paranaense

Curta a Página da FACCAR no Facebook Siga a FACCAR no Twitter Adicione o Perfil da FACCAR no Google+

Voltar para Página Anterior

Prática em Leitura

O Projeto de Ensino Prática em Leitura caracteriza-se como uma atividade de nivelamento, ou seja, uma ação com vistas à instrumentalização dos alunos na prática de leitura e compreensão de textos.

 

Concretiza-se por meio da elaboração e aplicação de provas de leitura e compreensão de textos específicos, que são encontrados nos principais instrumentos de avaliação que fazem parte da vida acadêmica do aluno, tais como ENADE, prova da OAB, e provas dos principais concursos públicos.

 

A leitura, ou melhor, a deficiência desta, tem sido foco de várias discussões no meio educacional, dado os baixos resultados atingidos pelos estudantes brasileiros de diversos níveis de ensino, nas mais variadas provas como a Prova Brasil, ENEM, ENADE, Pisa, e outras provas de concursos públicos. Apoiado nesta constatação, o presente projeto toma a leitura como um ato individual, mas também como uma prática social (Lerner, 2002) possibilitadora de transformação do eu, do outro e do mundo.

 

Assim, a leitura como ato individual, mostra-se essencialmente como um processo cognitivo, que exige além da decodificação, memorização e processamento estratégico, o ato de internalização e de reelaboração do contexto textual e imediato. Além disso, a leitura, ainda enquanto ato individual, também deve ser compreendida como uma competência em torno da qual se organizam as demais competências e habilidades cognitivas, sendo, portanto, tomada como uma arquicompetência (Murrie, 1999) que pode retardar, interromper ou possibilitar o amplo desenvolvimento de outras competências ou habilidades em consequência de seu próprio desenvolvimento pleno ou precário.

 

E, como uma prática social, deve ser vista como um instrumento de aquisição dos conhecimentos construídos pela humanidade e como meio de repensar a realidade e de reestruturá-la a partir da crítica e do questionamento sobre esta mesma realidade.

 

Levando-se em consideração o ato de leitura nas vertentes individual e social, é que se delineia este projeto, pois, pretende-se justamente colocar os alunos da FACCAR em contato com os vários textos de leitura encontrados em diversas provas que já fazem parte de sua vida acadêmica ou que farão, assim que deixarem os bancos escolares. Dessa forma, estes podem se exercitar e voltar o seu pensamento para as várias estratégias exigidas no ato da leitura. Lembrando ainda que, atualmente, os concursos públicos se traduzem na meta de grande parte dos graduados no Brasil.

 

Público Alvo

Alunos das primeiras e segundas séries dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e T.A.D.S., além dos alunos da terceira série do curso de Direito.

 

Características do Projeto

O projeto se concretiza mediante a aplicação de Provas de Leitura, para que o aluno possa praticar e desenvolver sua capacidade leitora.

 

As provas acontecem nos meses de março, abril, maio, junho, agosto setembro e outubro sempre nas segundas ou terças-feiras (veja o calendário adiante).

 

Não é necessária a inscrição prévia dos alunos. A participação no projeto se dá na medida em que o aluno estiver presente em sala de aula - no dia marcado para a realização de cada prova mensal - e efetuar a mesma. No entanto, não há reposição de prova perdida.

 

O aluno que participar receberá horas de Atividade Acadêmica Complementar (AAC) a ser lançada ao final do ano num total de 21h. Cada questão certa corresponde a 0,5h de AAC.

 

Alguns dias após a realização de cada prova será disponibilizado para o aluno, o gabarito e o comentário das respostas.

 

Após a correção de cada prova, será lançado o resultado individualizado no portal do aluno. Dessa forma, o controle de quantas provas realizou e o número de acertos nas questões em cada prova realizada, pode ser acessado mês a mês pelo aluno.

 

Calendário de Realização das Provas

As provas se iniciam sempre às 22h e terminam 22:30h.

 

Março: 08/04 (segunda-feira).
Abril: 30/04 (terça-feira).
Maio: 21/05 (terça-feira)
Junho: 10/06 (segunda-feira).
Agosto: 19/08 (segunda-feira).
Setembro: 30/09 (segunda-feira).
Outubro: 29/10 (terça-feira).

 

PARTICIPEM!

 

ENINCE

Links Interessantes:

- Jogos online para turbinar o cérebro

- Os 100 melhores livros de literatura brasileira

- Teste sobre palavras mais complicadas da língua portuguesa

 

 

Rua Dom Pedro II, 400 | Jardim Horácio Cabral | CEP: 86604-160 | Rolândia / PR - Fone/Fax: 43 3255-8500.
Saiba o Horário de Atendimento da FACCAR

© 2006 - 2017 - Todos os direitos Reservados.
Faculdade Paranaense - FACCAR
Rua Dom Pedro II, 400 Rolândia, PR 86604-160