Faculdade Paranaense | FACCAR. Ensino Superior é Faculdade Paranaense

Curta a Página da FACCAR no Facebook Siga a FACCAR no Twitter Adicione o Perfil da FACCAR no Google+

Voltar para Página Anterior

Biblioteca Dr. Algacyr Munhoz Maeder

Histórico

A importância do papel da biblioteca escolar interagindo no processo de ensino-aprendizagem do educando, é imprescindível e indiscutível, pois a partir da pesquisa é que o aluno consegue situar-se dentro do contexto escolar, conhecendo e aperfeiçoando o seu papel de estudante e ao mesmo tempo, proporcionando à biblioteca ocupar o espaço que lhe cabe dentro da própria escola.

 

Apesar dos avanços tecnológicos introduzirem outros meios e técnicas de ensino, ainda hoje a escola se utiliza quase que exclusivamente do livro; é através do mesmo que se oferece todo embasamento para o domínio de conteúdos e o desenvolvimento do próprio aluno.

 

Em se tratando de cursos universitários, a necessidade é maior, porém ainda existem resquícios de uma visão ultrapassada que mostram a biblioteca como um lugar para "guardar livros", sem a possibilidade de uma visão exploradora e consciente que neste local podem ser desenvolvidas diversas atividades de estudos e pesquisas.

 

A biblioteca é, sem dúvida, importante numa Instituição de Ensino Superior, como tal, tem merecido atenção prioritária dos dirigentes da AREC - Associação Rolandense de Ensino e Cultura.

 

A biblioteca da Faculdade Paranaense - FACCAR ocupa uma área de 671,25m, distribuída entre acervo geral e de periódicos, área de estudos em grupos com 25 mesas com 4 cadeiras de cada mesa, 15 cabines para estudos individuais e 4 cabines com 2 mesas e seis cadeiras para estudos em grupos.

 

O acervo geral de livros é formado por 21.312 títulos e 45.022 volumes. São assinados 115 títulos de periódicos de diversas áreas do conhecimento e periodicidade e jornais locais e nacionais.

 

A biblioteca adota o Sistema de Classificação Decimal de Dewy, 21º edição e a tabela Vitter-Sanborn para atribuição da notação do autor além da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para elaboração das bibliográfias.

 

A biblioteca tem como objetivo principal disseminar a informação e dar apoio ao ensino e a pesquisa. Oferece aos seus usuários, empréstimo local e domiciliar, atendimento a pesquisa e orientação bibliográfica e acesso a internet através de 170 computadores distribuídos em 6 laboratórios.

 

A biblioteca efetua estatística diária, mensal e anual de todos os serviços efetuados como: consultas, empréstimos e devolução domiciliares, aquisição de livros, classificação, assinaturas e outros. Atende diariamente, segundo a catraca cerca de 500 usuários.

 

Quanto a pesquisa junto aos terminais de computador, dispõe-se de 2 computadores, onde o usuário acessa por: autor, título, palavras-chaves.

 

Encontra junto à biblioteca sistema completo de máquinas copiadoras, oferecendo serviços de fotocópias em preto e branco, coloridas, encadernações e plastificações.

Estrutura

A biblioteca é sem dúvida a mola propulsora numa Instituição de Ensino Superior, como tal, tem merecido atenção prioritária dos dirigentes da AREC – Associação Rolandense de Ensino e Cultura.

 

A biblioteca da Faculdade Paranaense – FACCAR ocupa uma área 671,25m², distribuída entre acervo geral e de periódicos, área de estudos em grupos com 25 mesas com 4 cadeiras cada mesa e 15 cabinetes individuais.

 

O acervo geral é formado por 21.312 títulos e 45.022 volumes. São assinados 115 títulos de periódicos de diversas áreas do conhecimento e periodicidade e jornais locais e nacionais.

 

A biblioteca tem como objetivo principal disseminar a informação e dar apoio ao ensino e a pesquisa. Oferece aos seus usuários, empréstimo local e domiciliar, atendimento a pesquisa e orientação bibliográfica e acesso a internet.

 

A biblioteca possui uma equipe constituída por 1 bibliotecária Evandra Aparecida da Silva (CRB 9/1252-PR), 1 técnica Maria Helena Gomes Solcia e 1 auxiliar Ana Paula da Silva, e dispões de todos os equipamentos indispensáveis a um funcionamento satisfatório.

 

A biblioteca efetua estatística diária, mensal e anual de todos os serviços efetuados como: consulta, empréstimos e devolução domiciliares, aquisição de livros, classificação, assinaturas e outros. Atende diariamente cerca de 500 usuários.

 

Encontra-se junto à biblioteca sistema completo de máquinas copiadoras, oferecendo serviços de fotocópias em preto e branco, coloridas e encadernação.

 

Horário de Atendimento

A Biblioteca funciona, para consultas e empréstimos de livros, nos seguintes horários:

 

De Segunda à Sexta-feira

das 13:00h às 17:00h

das 18:50h às 22:30h

 

 

Veja Mais

Veja Mais:

- Regulamento da Biblioteca

- Consulta ao Acervo Bibliográfico

- Normas da ABNT

Rua Dom Pedro II, 400 | Jardim Horácio Cabral | CEP: 86604-160 | Rolândia / PR - Fone/Fax: 43 3255-8500.
Saiba o Horário de Atendimento da FACCAR

© 2006 - 2017 - Todos os direitos Reservados.
Faculdade Paranaense - FACCAR
Rua Dom Pedro II, 400 Rolândia, PR 86604-160