Em outubro do ano de 2014 a Faculdade Paranaense - FACCAR recebeu a visita da Comissão do MEC- Ministério da Educação e Cultura, que "in loco" fez a avaliação do Curso de Graduação em Direito para fins de renovação de reconhecimento de curso.
Dentre os diversos itens da avaliação, valem ser citados: o Plano Pedagógico do Curso, que envolve estrutura curricular, atividades complementares, objetivos do curso, a estrutura física, que envolve também a Biblioteca Dr. Algacyr Munhoz Maeder, a capacitação docente (titulação), e o Núcleo de Prática Jurídica dentre outros.
A Comissão de avaliação do MEC surpreendeu-se com alguns dos itens verificados, como por exemplo, a biblioteca, o Núcleo de Prática Jurídica (Escritório de Assistência Judiciária), a experiência profissional do corpo docente, titulação do Coordenador do Curso, atribuindo para esses quesitos a nota 5,0 (nota máxima).
No último dia 06 foi publicado o resultado final da avaliação, onde a comissão atribuiu a nota 4,0 (média de todos os quesitos), homologada pelo Ministério da Educação. Isto significa que o Curso de Direito da Faculdade Paranaense- FACCAR está hoje entre os melhores cursos de Direito do País, com o perfil "muito bom" segundo a Comissão de Avaliação. Mais uma vez o trabalho conjunto dos mantenedores, diretorias, corpo docente e discente, além dos funcionários do setor administrativo fizeram por merecer o resultado.
Para o Coordenador do Curso, Dr. Lourival José de Oliveira a próxima meta da IES- Instituição de Ensino Superior é caminhar nos próximos 03 anos para o conceito máximo. "A comunidade rolandense e da região merecem um Curso de Direito com o conceito muito bom", concluiu o Professor Lourival.