Oriundo de família humilde, Ildefonso Aparecido da Silva, realizou no final da década de 70 um curso no SENAI, com o objetivo da ajudar no sustento da família. Começou a trabalhar na Viação Garcia em 1975, há 34 anos, como auxiliar de mecânico já que havia concluído o curso de torneiro mecânico.
Como queria subir na vida fez cursinho preparatório para o Vestibular e um dos professores do cursinho lhe disse que a única diferença entre a UEL e a Faccar era que aqui deveria pagar pelos estudos, pois o corpo docente do curso de Administração era o mesmo da UEL, só que lá na UEL não havia garantia de que assistiria todos os dias as aulas propostas, ora por greves de professores, ora por falta de quórum nas salas de aula. Resolveu com um grupo de mais dez colegas vir para a Faccar.
Ildefonso resume então numa frase o que significou aquela tomada de decisão. “A Faccar foi tudo para mim. Sem ela não chegaria onde estou.”.