ENADE

O que é o ENADE?

ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é uma avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. O Enade é realizado através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, departamento diretamente ligado ao Ministério da Educação - MEC e segue as diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES, órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.

O ENADE é realizado por amostragem e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC. O Inep/MEC constitui a amostra dos participantes a partir da inscrição, na própria instituição de ensino superior, dos alunos habilitados a fazer a prova.

A primeira edição do Enade ocorreu no dia 7 de novembro de 2005, onde do total de 156 mil ingressantes e concluintes de 2.187 cursos de graduação de 13 áreas do conhecimento, 90,16% participaram do Exame.

Mais informações sobre o ENADE poderão ser obtidas através do site http://portal.inep.gov.br/enade.

Objetivos do ENADE

O objetivo principal do ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Os resultados do ENADE poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado e região. Assim, serão constituídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de  graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

Perguntas Frequentes

Em caso de dúvidas, o INEP - Instituto Nacional e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, disponibiliza uma área com as perguntas mais frequentes sobre o ENADE, clique aqui para acessá-las.

FONTE: Manual do ENADE (2009).

Faccar - Faculdade Paranaense © 2006-2022. Todos os Direitos Reservados.

Política de Privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram