A segunda licenciatura em Letras é uma ótima oportunidade para adquirir uma formação ampla em um curto espaço de tempo. Com uma matriz curricular atualizada, proporciona os conhecimentos teóricos e práticos para o exercício da docência da Língua Portuguesa e da Literatura, além de estimular a aquisição da oralidade, escrita e compreensão – recursos imprescindíveis para uma formação completa nas mais diversas áreas do conhecimento.
Formar profissionais que possuam o domínio das normas da língua portuguesa e das teorias linguísticas e literárias, que fazem parte da realidade social e cultural do país. Um profissional competente, capaz de exercitar a compreensão crítica acerca da linguagem, seja ela verbal ou não verbal. Dessa forma, a linguagem passa a ser compreendida como um componente fundamental nas relações sociais que acompanham a realidade mais ampla da vida do educando.
O egresso do curso de Letras deverá se mostrar capaz de atuar nos mais variados segmentos da educação básica, bem como em outros campos que compõem o seu universo de atuação profissional. Como professor, adquirir a capacidade de desenvolvimento de uma prática didático-pedagógica crítica, que incentiva a curiosidade pela leitura e a escrita, desenvolvendo os instrumentos necessários para a análise e a interpretação de contextos interculturais por parte do educando. Além de uma reflexão que seja analítica e crítica sobre a linguagem, tendo ela como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico.
O curso de Letras habilita o egresso a atuar em todas as áreas onde o conhecimento da língua portuguesa necessita de um profissional específico da área. Além de professor, pesquisador, crítico literário, revisor de textos, roteirista, secretário, assessor cultural, entre outras atividades. Em especial, poderá dedicar-se ao magistério da educação básica na rede pública ou privada de ensino. O exercício da docência pode vir acompanhado de outras atividades, tais como: a formulação, análise e desenvolvimento de projetos educativos coordenados pelo poder público ou entidades não governamentais.
O ano letivo é dividido em 4 módulos, com duração de 10 semanas cada;
As disciplinas que o acadêmico irá estudar são disponibilizadas por módulo, conforme a matriz curricular do curso;
O aluno deverá comparecer ao polo semanalmente, conforme o cronograma da disciplina, para participar do encontro presencial e desenvolver as atividades de estudo ou atividades práticas com o suporte de tutores supervisores;
As provas presenciais obrigatórias são realizadas uma vez por módulo;
Cada módulo oferece ao acadêmico atividades especiais, como a Atividade do Projeto Estruturado (APE) e a Semana de Conhecimentos Gerais.
Faccar - Faculdade Paranaense © 2006-2024. Todos os Direitos Reservados.